Em outubro de 2018, Pedro Cardim, Professor Associado da NOVA FCSH e membro do Grupo de Trabalho, esteve em Manila para a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Universidade Nova de Lisboa e a Ateneo de Manila University. O documento exprime a vontade de ambas as partes em “promover esforços na cooperação em programas de educação e projetos de investigação conjuntos”. A assinatura constituiu um momento decisivo para a formação e desenvolvimento do cluster PORTUGAL-PHILIPPINES: CONNECTED HISTORIES.

Fr. Jose Ramon T. Villarin, SJ, Presidente da Ateneo de Manila University, e Pedro Cardim no momento da assinatura do Memorando

“A parceria entre a Ateneo de Manila University e a NOVA, com a assinatura do Memorando, é um sinal dos laços culturais e históricos que unem os dois paises, pelo que é de saudar a solidificação desta parceria nesta ocasião. Esta parceria educacional permitirá criar novas oportunidades a estudantes e académicos, tanto filipinos como portugueses, para o desenvolvimento de novas perspetivas nos respetivos campos de estudo, assim como para experiências culturais enriquecedoras num ambiente do outro lado do mundo”, afirmou a Embaixadora das Filipinas em Portugal, Celia Anna M. Feria, que esteve presente na assinatura do acordo.

O Philippine Department of Foreign Affairs e o periódico The Manila Times assinalaram igualmente a assinatura do Memorando.

A convite do Departamento de História da Ateneo de Manila University e da revista científica Kritika Kultura, Pedro Cardim proferiu uma conferência naquela Universidade, a 30 de outubro, subordinada ao tema The Status of the Indigenous Peoples across Spanish and Portuguese America  (16th to 18th centuries).